segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ser HeadCoach no Brasil...


A pouco mais de 8 meses fui convidado por ex companheiros do time em que eu jogava, o Blumenau Riesen, para iniciarmos um time em Balneário Camboriu. Como estou morando longe de Blumenau, e perto de BC, fiquei muito interessado. Já nas primeiras reuniões me propuseram o cargo de Head Coach. Nunca tive a pretensão de ser técnico, apesar de sempre tentar auxiliar a todos que se aventuravam no Riesen. Desde o meu primeiro treino eu fiquei viciado no jogo, estudando todos os aspectos, táticas, regras, historia, etc, e com isso acabei conhecendo muitas coisas do jogo, e sempre ajudei os técnicos e atletas do time, chegando rapidamente ao posto de capitão, e depois à coordenador de ataque.

Mas desde aquela época eu já via a dificuldade dos HCs, conseguir informação para fazer playbooks, treinamentos, etc estava começando a ficar popular, mas ainda não era tão fácil. O máximo que conseguíamos eram pessoas que vinham de fora com ideias, ou alguns mais aventureiros ainda que já estavam nessa a mais tempo. De la pra ca, a coisa mudou muito. Hoje temos blogs, sites, Orkut e tudo mais falando de football.

Além disso, hoje muitos times já jogam com pads, o que facilita(ou dificulta) os treinos, pois podemos treinar todos os aspectos do jogo, como tackles, bloqueios mais violentos, etc, mas dificulta pois tem gente que se acha um super homem com equipamentos. Ai entra novamente a figura do HC que tem que cuidar destes aspectos. Como o jogo não é tão popular assim aqui, temos que ensinar tudo para os atletas, táticas, drils, stences, etc.

Mesmo sabendo de todas essas dificuldades, aceitei o desafio. No começo fiquei muito perdido, com pessoas me ajudando, mas mesmo assim com bastante difuculdades. Nesse tempo tive ajuda de outros, como o Dennis Prants, que é um dos técnicos brasileiros mais vezes campeão, e a pouco tempo atrás, alguns novos amigos americanos nos ajudaram também com muitas dicas.


Treino com: Matt, Mark, Blake e David

Agora, depois de bastante tempo, finalmente conseguimos definir um playbook e agora podemos treinar bastante a parte tática. Todos que praticam o esporte sabem que o esporte é baseado em tática e não em força física apenas. E para ser um time campeão não basta ter apenas os melhores talentos, temos que ter a melhor tática, que é responsabilidade do headcoach e os jogadores motivados, mais uma responsabilidade do headcoach, e soma-se a isso que o nosso time ainda é pequeno, e acaba que o headcoach também é atleta, o que acaba dificultando também...

_______________

Johnny Dreher

9 comentários:

brunozor disse...

Vamos treinando, lutando pra que este esporte cresca ainda mais no brasil. um dia agenet chega la.
Go Lobos

By Kotaka Linebacker #97

Ungericht disse...

Estamos todos aprendendo, a criar um time, a organizar, a treinar a jogar... Só assim mesmo, metendo a cara é que o esporte vai crescer! Obrigado a todos do Lobos por estarem juntos neste ideal!

Marco disse...

Go Lobos!!

Rafael Matanza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Matanza disse...

Vlw coach

Gustavo disse...

Num esporte pouco popular em nosso país, como o futebol americano, ser coach é muito mais do que treinar um time, é tambem passar fundamentos e valores alem de ter a responsabilidade de difundir o esporte.

Mr. Mokfa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mr. Mokfa disse...

Isso aí Gustavo, disse tudo...

willian nicolau disse...

É isso ai galera!! Bora mostrar que brasileiros também sabem jogar futebol americano!!!

Postar um comentário